MINHA LIXEIRA DE TEXTOS

“... Caro Saavedra, você melhor do que eu sabe que um texto é como um filho, e ainda que esse filho possa nos envergonhar, é impossível abandoná-lo.

Você estava certo, os termos eram mesmo chulos, mas fiz essa última postagem no blog porque não tive coragem de abandoná-lo completamente.
Perdoe ficar te amolando com essas bobagens, mas você sabe que sou seu fã, e, enquanto poeta e escritor, você é tudo que eu queria ser...

http://bloguetando.blogspot.com.br/2015/11/pensando-na-capacidade-suportavel-que.html

domingo, 24 de abril de 2016

RASCUNHO ONLINE

AS ARMADILHAS DA DEMOCRACIA

         Algum tempo atrás, vendo uma postagem sobre a necessidade da participação dos cidadãos na vida pública do município, fiz um comentário sobre algumas ações que estão sendo usadas em detrimento de interesses democráticos que a Constituição outorga aos cidadãos, direitos para controlar, fiscalizar e cobrar dos Poderes constituídos mais probidade e eficiência na coisa pública.  
          Nesse comentário fiz uma analogia entre a opinião do filósofo Luiz Felipe Pondé (vídeo acima) sobre os “Conselhos Populares” (Decreto 8243, de maio 2014), e as intervenções diretas dos cidadãos no controle da vida pública. Não que nós não devamos participar dessas prerrogativas constitucionais, mas é extremamente necessário que haja consciência de que elas também são usadas a favor  interesses pessoais, ideologias ou partidos políticos.
          Eu, por exemplo, apesar de ter tempo de sobra, poderia participar assiduamente de possíveis comitês locais de fiscalização, mas não tenho vocação ou habilidade para isso, e, apesar de saber da extrema necessidade desse controle, concomitantemente, prefiro ser representado por alguém que eu possa avaliar e cobrar suas ações nas atribuições nos diversos níveis dos poderes, e se está mesmo correspondendo aos meus interesses naquilo para o qual foi delegado pelo meu voto.
          Os menos avisados poderiam afirmar: “Mas você já é representado!” E é aí que precisarm refletir, será que somos mesmo representados?

Convido todos para essa reflexão: AQUI    E AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário